segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Dança do Créu: nova onda do verão ou epilepsia coletiva?

Depois de muito me questionar, finalmente descobri o responsável pela mania de algumas pessoas em sair por aí bradando “créu”. Um novo expoente cultural de nosso país inventou a “dança do créu”, cuja letra reproduzo:

É a dança do creu, mané

É créu
É créu nelas

Pra dançar créu tem que ter disposição
Pra dançar créu tem que ter habilidade
Pois essa dança ela não é mole não
Eu venho te lembrar que são cinco velocidades
(repete-se a estrofe)

A primeira é devargazinho é só aprendizado, hein.
É assim ó:
Créééééééééééuuuuuuuuuu (3x)
Se ligou, de novo!
Créééééééééééuuuuuuuuuu (3x)

Número 2!
Crééu, crééu, crééu, crééu, crééu, crééu
Continuua fácil né, de novo!
Crééu, crééu, crééu, crééu, crééu, crééu

Número 3!
Créu, créu, créu, créu, créu, créu
Créu, créu, créu, créu, créu, créu
Tá ficando difícil, hein!
Créu, créu, créu, créu, créu, créu
Créu, créu, créu, créu, créu, créu

Agora eu quero ver na 4!
Créu, créu, créu, créu, créu, créu, (...), mané!
Ta aumentando mané
Créu, créu, créu, créu, créu, créu, (...)

Segura DJ!
Eu vou confessar a vocês que eu não consigo a número 5!
DJ, velocidade 5 na dança do créu!
[Sons de “créu” feitos eletronicamente]

Para dançar a tal música, é preciso fazer movimentos de “créu”, como quem simula o sexo. Estes movimentos variam sua intensidade e velocidade de acordo com as velocidades cantadas. Imaginem vocês que, na velocidade cinco, os dançarinos parecem lombrigas epiléticas se remexendo no chão freneticamente, de forma, para mim, um pouco assustadora. Se não acreditam, experimentem procurar "dança do créu" no youtube!

O mais incrível é que meninas, de todas as idades e classes sociais, fazem questão de mostrar que sabem dançar a dança do créu remexendo suas “bundinhas” de encontro aos “pipizinhos” de seus parceiros. Num baile funk isso se torna ainda pior, uma vez que as vestes utilizadas são as menos apropriadas possível. Não preciso nem comentar o resultado.

Pior que a dança em si, é o incentivo que mães, já maduras dão a seus filhos ainda pequenos para imitarem o “MC Créu”, como é conhecido - criativamente, notem - o cantor da citada pérola. Em uma reportagem exibida pela Rede Globo, uma rechonchuda senhora exclamava: “meu filho aprendeu a dançar direitinho!”, enquanto um menino de uns cinco anos chacoalhava o magro corpinho para as câmeras.

Em entrevista, MC Créu declarou que sua música já está entrando para a galeria da música popular brasileira. Vamos com calma! Posso até concordar que a música virou sucesso – por mais que isso me doa – mas colocá-la ao lado de grandes nomes da MPB já é exagero. Afinal, quanta poesia há em “créu, créu, créu”? Pergunto-me quanto tempo o “artista” levou para criar tão rebuscada letra!

No mais é tudo a mesma coisa! O que mais me impressiona é o valor que o povo brasileiro dá a estas demonstrações de regresso na evolução humana! Qual a razão em se comportar como animais? Poxa, não sou nenhum poço de sabedoria, mas um pouquinho de cultura não faz mal a ninguém! Termino com um apelo: por favor, não dancem, jamais, a "dança do créu" na minha presença!

3 comentários:

Anônimo disse...

Tenha como consolo o fato dessa abominação ter data de validade.
O triste na verdade é o fato de que no próximo verão surgirá algo ainda mais grotesco

Tomiate disse...

O autor de tão rebuscada poesia já disse que "créu" é uma onomatopéia vociferada por seu filho que ainda não sabe falar, e, portanto, nada tem de sexual.

O que me faz pensar que filho de funkeiro já nasce com isso aí no sangue.

(Devo admitir, porém, que a gostosa do trabalho dançando isso aí na minha frente merece mais destaque que toda a produção de música popular brasileira dos últimos 20 anos.)

Anônimo disse...

Desde que esse texto foi escrito já se passaram Braijada (nome tosco que ninguém entendeu ainda) e dois churras. O que posso dizer...
O povo dança e se diverte. Cultura sim e diversão também.

E atenção!!! A próxima onda é a Academia do Créu, que tem um pouco mais de letra e um pouco menos de créu... hahahaha

Bjus